quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O cuidado e o alimento do intelecto


Como você recicla o seu intelecto?

Insistir, dia após dia, nos padrões conhecidos cria rotinas capazes de nos estagnar. Renove a mente expondo-se a temas e maneiras de pensar que normamente não lhe são familiares.

Eis algumas sugestões:

* 1- Aprenda uma coisa nova. Faça cursos de disciplinas que você sempre quis aprender. Desafie-se a si mesmo, a pensar em novas direções, e não apenas nas de sempre.


* 2 – Use os jogos para se conservar alerta. As palavras cruzadas e os jogos de tabuleiro são grandes aeróbicos mentais, sem falar que divertem muito.


* 3 – Adie a tomada de decisões. Quando estiver as voltas com um problema difícil, adie a solução durante um determinado período.
Aliviar a pressão libera a mente criativa e dá espaço para que seu eu mais sábio entre em ação.
Adiar a urgência de tomar decisões cala a voz da crítica que pode entrar em cena e secar a sua fonte de soluções criativas.


* 4 – Acalme a mente. Relaxe. Respire fundo. Conte de um a cem.
Repita vinte vezes uma frase curta e tranquilizadora. Passeie um pouco.
Faça o que for preciso para desacelerar o ciclos de pensamentos e alterar a consciência.


* 5 – Modifique o ambiente. Arrume a escrivania, pendure um novo quadro na parede ou troque a mobília.
Se em seu escritório há uma cadeira para os visitantes, experimente ficar alguns minutos sentado alí, observando a vista do outro lado da escrivaninha.


* 6 – Faça uma coisa em que você não é bom, ou algo que o faça parecer tolo.
Isso me ajudou a libertar-me do ego e da tendência a ele associada a permanecer no território das atividades comhecidas.
Colocar o ego em cheque libera o lado criativo do intelecto.


* 7 – Avalie os seus esforços. Abrir-se para um novo aprendizado nos energiza, e ao mesmo tempo, nos torna humildes. Congratule-se consigo mesmo por assumir o risco.


* 8 - Examine ocasionalmente o seu estado. Se você está irremediavelmente deprimido ou sente esmagado, a saúde intelectual pode lhe parecer inalcançável.
Mas não é. Peça ajuda a um profissional, aos colegas, aos familiares, aos amigos.


Aline Santos é Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Escritora, Palestrante, e Pesquisadora de Ciências Ocultas; e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com Cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário