quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A ÁRVORE DO CONHECIMENTO - As bases biológicas da compreensão humana


A vida é um processo de conhecimento; assim, se o objetivo é compreendê-la, é necessário entender como os seres vivos conhecem o mundo, a isso chamamos de biologia da cognição. A tese central da bilogia da cognição é:

Vivemos no mundo e por isso fazemos parte dele; vivemos com os outros seres vivos, e portanto compartilhamos com eles o processo vital.

Construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas. Por sua vez, ele também nos constrói no decorrer dessa viagem comum.

Assim, se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória a nossa qualidade de vida, a responsabilidade cabe a nós.

Estas idéias contêm nuanças que lhes proporcionam uma leveza e uma perspicácia que constituem a essência de sua originalidade.

Pois o mundo não é anterior à nossa experiência.

Nossa trajetória de vida nos faz construir nosso conhecimento do mundo – mas este também constrói seu próprio conhecimento a nosso respeito.

Mesmo que de imediato não o percebamos, somos sempre influenciados e modificados pelo que experienciamos.

Para mentes condicionadas como as nossas não é nada fácil aceitar esse ponto de vista, porque ele nos obriga a sair do conforto e da passividade de receber informações vindas de um mundo já pronto e acabado.

Tal como um produto recém saído de uma linha de montagem industrial e oferecido ao consumo.

Pelo contrário, a idéia de que o mundo é construído por nós, num processo incessante e interativo, é um convite à participação ativa nessa construção.

Mais ainda, é um convite à assunção das responsabilidades que ela implica.

A idéia de que o mundo não é pré-dado, e que o construímos ao longo de nossa interação com ele, não é apenas teórica: apóia-se em evidências concretas e fatos reais.

Várias delas expostas com a freqüente utilização de exemplos e relatos de experimentos .

Estas teorias constituem uma concepção original e desafiadora, cujas conseqüências éticas agora começam a ser percebidas com crescente nitidez.

Tudo isso compõe hoje uma ampla bibliografia, espalhada por áreas tão diversas como a biologia, a administração de empresas, a filosofia, as ciências sociais, a educação, as neurociências e a imunologia.


Aline Santos é Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Escritora, Palestrante, e Pesquisadora de Ciências Ocultas; e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com Cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
Email:arcanjo.azul@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário